RE: 8746-SP

(11) 3722.3656

Fisioterapia nas Disfunções da Articulação Têmporomandibular e Dor Orofacial

A articulação temporomandibular (ATM) é responsável pelos movimentos da boca, sendo uma em cada lado (em frente de cada orelha). As patologias que acometem essa articulação e os músculos que fazem seus movimentos são chamadas de disfunções temporomandibulares (DTM).

O bruxismo, o ranger dos dentes que algumas pessoas realizam ao dormir, também é um dos principais fatores que causam DTM. O treino para a eliminação desses hábitos, ou a proteção dos dentes e dos músculos para os que apresentam o bruxismo, pode ser a chave para o alívio dos sintomas da disfunção.

Em grande parte dos casos, o tratamento é simples e conservador, feito por meio de exercícios, compressas, relaxamento muscular, controle da ansiedade e depressão.

Para a Academia Americana de Desordens Craniomandibulares, "A Fisioterapia ajuda a aliviar a dor músculo-esquelética e a restaurar a função normal por meio da alteração da entrada sensorial e redução da inflamação, diminuindo, coordenando e fortalecendo a atividade muscular, e promovendo o reparo e regeneração dos tecidos".

A intervenção da fisioterapia nas DTMS´s é composta pelo emprego de várias modalidades terapêuticas. Principalmente através de reeducação postural global por cadeias musculares, a RPG, a qual atua como fator de prevenção e correção das alterações biomecânicas objetivando melhorar o posicionamento da cabeça e da coluna cervical, reduzindo os esforços musculares e articulares impostos às articulações. Pode também ser fator essencial no controle das dores causadas pela formação dos pontos gatilhos (Os Trigger Points).

A FISIOTERAPIA ATUA EM: :

• Processos inflamatórios: edema causado por capsulites, retrodiscites e traumas agudos;
  • Processos dolorosos agudos e crônicos: inflamação, tensão muscular e ligamentar, pontos gatilhos e dor miofascial;
  • Processos degenerativos: osteoartrite e osteoartose devido a alteração da biomecânica mandibular;
  • Tratamento de disfunção parafuncional através da melhora da coordenação oral;
  • Patologias articulares: deslocamento articular com ou sem redução de disco, fibrose discal;
  • Pós-operatórios de cirurgias ambulatoriais (implantes, p.ex.) e hospitalares;
  • Melhora na condição de hipomobilidade e hipermobilidade articular;
  • Correção de fatores posturais e biomecânicos.

SINTOMAS DE DTM::

• Dores de cabeça (muito parecidas com enxaquecas);
  • Dor de ouvido ou ao redor, dor e pressão atrás dos olhos;
  • Um “clique” ou sensação de desencaixe ao abrir ou fechar a boca;
  • Dor ao bocejar, ao abrir muito a boca ou ao mastigar;
  • Mandíbulas que “ficam presas”, travam ou saem do lugar;
  • Fadiga (cansaço) nos músculos da mastigação;
  • Uma brusca mudança no modo em que os dentes superiores e inferiores se encaixam;
  • Bruxismo (ranger dos dentes);
  • Alguns tipos de zumbido;
  • Cervicalgia (dor no pescoço) referindo dor para a face.

Agende uma Avaliação, temos um profissional especializado para atender você!

Home   |   A Fisioset   |   Especialidades   |   Localização   |   Fale Conosco

Rua: José Janarelli, 199 - cj 176 - 17º andar